quinta-feira, 26 de junho de 2008

Questões - Prova 3º ano - 2º trim. - 2008

1. O texto acima explica resumidamente o que é o Consenso de Washington. As idéias defendidas por seus adeptos, como mostra a reportagem foram chamadas de neoliberais. Sobre essas idéias é incorreto afirmar que:

a) defendem que a participação do Estado deve se restringir a serviços básicos e sobrtudo defesa da propriedade privada, defesa do território e manutenção de um ambiente econômico competitivo.
b) tem íntima relação com as privatizações ocorridas no Brasil e em vários outros países do mundo, uma vez que acabavam por diminuir a ação direta do Estado na economia.
c) sua força se relaciona com o fim dos Estados socialistas e a diminuição do poder dos sindicatos no mundo todo.
d) de forma distinta dos estados intervencionistas também buscam alcançar o pleno emprego e o desenvolvimento econômico.
e) NDA
Vimos em sala de aula que o Consenso de Washington está inserido em um contexto de retorno das idéias liberais. Pudemos perceber que o embate entre liberalismo e intervencionismo marcou o debate no século XX e teve, entre os que defendiam o capitalismo duas principais vertentes: o liberalismo e a social-democracia. Durante o trimestre procuramos trabalhar as duas correntes como formas distintas de se pensar a sociedade e buscar o desenvolvimento. Pensando nisso, responda:

2. (1,5) Usando argumentos liberais, como menor participação do Estado na economia pode produzir mais emprego e crescimento econômico para toda a população?

3. (1,5) Usando argumentos social-democratas, como uma maior intervenção do Estado na economia pode produzir mais emprego e crescimento econômico para toda a população?

4. (0,5)(Enem-1998) As diferentes formas em que as sociedades se organizam socioeconomicamente visam a atender suas necessidades para a época. O liberalismo, atualmente, assume papel crescente, com os Estados diminuindo sua atuação em várias áreas, inclusive vendendo empresas estatais. Da idéia de interferência estatal na economia, do "Estado de Bem-Estar", da assistência social ampla e emprego garantido por lei, e, às vezes, à custa de subsídios (na Europa defendido pela Social-Democracia), caminha-se para um Estado enxuto e ágil, onde a manutenção do progresso econômico e uma maior liberdade na conquista do mercado são as formas de assegurar ao cidadão o acesso ao bem-estar. Nem sempre a população concorda.
Neste contexto, as eleições gerais na Alemanha, em 1998, poderão levar Helmuth Kohl, com longa e frutuosa carreira à frente daquele país, a entregar o posto ao social-democrata Gerhard Schroeder. O desemprego na Alemanha atinge seu ponto máximo. A moeda única européia será o fim do marco alemão. A imagem de Helmuth Kohl começa a desvanecer-se. Conseguirá vencer este ano? Seja como for, ele luta. Mas recebeu um novo e tremendo golpe: o Partido Liberal (FDP) deixou Kohl. O secretário-geral do FDP, Guido Westerwelle, declarou: Começou o fim da era Kohl!

A Alemanha ajuda a concretizar o bloco econômico da União Européia. A participação neste bloco implica a adoção de um sistema socioeconômico que:
a) dificulte a livre iniciativa econômica, inclusive das grandes empresas na Alemanha.
b) ofereça mercado europeu mais restrito aos produtos e serviços alemães.
c) diminua as oportunidades de iniciativa econômica para os alemães em outros países e vice-versa.
d) garanta o emprego, na Alemanha, pelo afastamento da concorrência de outros países da própria União Européia.
e) por meio da união de esforços com os países da União Européia, permita à economia alemã concorrer em melhores condições com países de fora da União Européia.

5. (0,5) (UFRJ) Leia o texto que menciona a ação do Estado na economia.

Os argumentos favoráveis à reforma do Estado podem ser resumidos nos seguintes termos: com a crescente globalização da produção, da circulação de mercadorias, dos padrões de consumo e do sistema financeiro, alega-se que o desenvolvimento socioeconômico não pode mais ser pensado a partir da dimensão nacional, menos ainda a partir de uma estrutura burocrática estatal.
OLIVA, J.; GIANSANTI, R. "Temas da Geografia do Brasil". São Paulo: Atual, 1999. p. 55.



A partir da argumentação apresentada no texto, o desenvolvimento socioeconômico deve ser estruturado em função do:

a) mercado e da integração econômica mundial.
b) interesse social e da economia local.
c) poder econômico local e do consumo nacional.
d) interesse estatal e das preocupações sociais.
e) interesse do capital e do governo nacional.

6. (0,5) Antes da atual ascensão do capitalismo, o mundo viveu sob a Ordem Mundial da Guerra Fria. Durante este período, as idéias liberais estavam em crise e as experiências intervencionistas dominavam o planeta. Sobre este período e suas características podemos dizer que estão corretas as afirmações:

I – Nos países capitalistas as experiências intervencionistas foram desde as ditaduras militares até os Estados do Bem-Estar-Social, todos em maior ou menor grau, se relacionavam com a tentativa de brecar os avanços socialistas.
II – Embora defendesse o capitalismo, a social-democracia defendia forte atuação do estado na economia como forma de amenizar os desequilíbrios e desigualdades inerentes ao sistema.
III – As lutas dos trabalhadores diminuíram bastante neste período, pois o Estado já lhes garantia os direitos pelos quais haviam lutado.

a) Apenas a I e a II.
b) Apenas a I e a III
c) Apenas a II e a III.
d) Todas as alternativas estão corretas
e) NDA

7. (1,5) Foram as idéias do “socialismo científico” defendidos por Marx que inspiraram a Revolução Russa e marcaram o duelo político-ideológico da Ordem Mundial da Guerra Fria. Neste período, capitalistas e socialistas julgavam-se os verdadeiros defensores da Liberdade e da Justiça. Explique sucintamente como cada lado argumentava ser o seu sistema o que promovia a verdadeira justiça e liberdade.

8. (0,5)(UFMG) O quadro de paz e estabilidade que se previa ao final da Guerra Fria parece, ainda, longe de ser alcançado nestes primeiros anos do século XXI. Considerando-se essa situação, é INCORRETO afirmar que
a) a vitalidade expressiva do crescimento de algumas economias não-ocidentais, em face às atuais potências mundiais, tem interferido nas relações de força que imperam na política internacional.
b) o desarmamento mundial, que ultrapassou as propostas originais para esse processo, tornou vulneráveis os países considerados esteios da segurança internacional.
c) o fim de uma ameaça global, representada pela disputa entre capitalismo e socialismo, abriu espaço para múltiplos conflitos de motivação étnico-religiosa e de nacionalidades.
d) o notável crescimento demográfico de populações muçulmanas vem constituindo um contingente numeroso, geograficamente disperso, que abriga valores divergentes da civilização ocidental.
e) NDA



9. (0,5) De modo geral, o período de 1965 a 1973, tornou cada vez mais evidente a incapacidade do fordismo e do keynesianismo de conter as contradições inerentes ao capitalismo. Essas dificuldades podem ser apreendidas por uma palavra: rigidez. Rigidez dos investimentos de capital fixo de larga escala e de longo prazo em sistemas de produção em massa; rigidez nos mercados, na alocação e nos contratos de trabalho; rigidez dos compromissos do Estado. Por isso mesmo a nova ordem era flexibilizar.(Adaptado de David Harvey in "Condição Pós-Moderna".)
Assinale a alternativa que não indica corretamente o que foi flexibilizado.
a) A localização dos processos produtivos.
b) Os estoques de matérias-primas e de produtos acabados.
c) O controle das grandes sobre as pequenas e médias empresas.
d) Os produtos e os padrões de consumo.
e) Os processos e os contratos de trabalho.

10. (0,5) (Puccamp) Os anos 90 foram marcados por inúmeras transformações na geopolítica mundial. Dentre elas destacam-se:
I. Fim da Guerra Fria.
II. Ampliação da globalização econômica.
III. Maior disputa geopolítica-ideológica entre Leste-Oeste.
IV. Consolidação de uma política capaz de atender às demandas sociais e as do capital transnacional.
V. Divisão dos países entre Primeiro, Segundo e Terceiro Mundos.

Está correto SOMENTE o que se afirma em
a) I, II e III.
b) I, II e V.
c) I e II.
d) III e IV.
e) IV e V.

11. (1,5) Conforme estudamos em sala de aula, o liberalismo voltou a fazer sucesso e a ser adotado a partir da década de 70. Porém, foi com o fim da Guerra Fria que a nova onda liberal tomou conta do planeta. É o chamado (neo)liberalismo. No Brasil e em vários outros países do mundo, uma série de privatizações marcou esta década. Como as privatizações se encaixam na política (neo)liberal?

12. (0,5) A Ordem Mundial da Revolução Industrial, como todas as Ordens Mundiais, possuía características geopolíticas próprias que nos permitem, inclusive, nomeá-la como tal. Podemos afirmar que são fatores típicos desta época todas as alternativas abaixo exceto:

a) A multipolaridade tendo como nações mais influentes as potências européias e não os EUA, como ocorre hoje.
b) Uma produção de mercadorias bem dividida, com as nações imperialistas européias concentrando industrialização, e os países da América Latina, África e Ásia, responsáveis pelo fornecimento de matéria-prima.
c) Um crescimento contínuo de nacionalismos, principalmente na Europa, o que ajudou a criar o ambiente da I Guerra Mundial.
d) A forte industrialização de quase todas as partes do mundo, de forma que, embora EUA e Europa se industrializaram mais, mesmo o Brasil montou um dinâmico parque industrial.
e) NDA

Nenhum comentário: