quarta-feira, 25 de junho de 2008

Gabarito 3º ano – 2º trim. 2008

1. D

2. A menor participação do Estado na economia e a conseqüente diminuição de impostos e tarifas libera investimentos e aumenta o consumo (pois as pessoas passam a ter mais dinheiro), e com isso a economia cresce mais, uma vez que mais consumo gera mais necessidade de produção, daí mais oferta de emprego e mais consumo. Além disso, sem o Estado há mais competitividade e produtividade fazendo com que a população tenha acesso a produtos melhores e mais baratos em todo o mundo.

3. O Estado precisa participar ativamente da economia para garantir a todos condições mínimas de se inserirem no mercado seja como mão-de-obra, seja como mercado consumidor. Como o mercado capitalista passa por crises, convive com o desemprego e tende a substituir os empregados com idade avançada, cabe ao estado garantir renda aos desempregados e aos idosos (aposentados). Com isso ele ainda incentiva o ciclo de crescimento econômico, pois aumenta o consumo, gerando mais necessidade de produção, mais empregos, etc.

4. E

5. A

6. A

7. Socialistas: A liberdade só pode ser exercida por aqueles que não são obrigados a vender sua força de trabalho e a serem explorados. No capitalismo não há outra alternativa para os trabalhadores. Além disso, não é justo que uma pessoa tenha mais acesso a mercadorias do que outras, ainda mais quando uma trabalha mais do que a outra. No capitalismo, burgueses que nem trabalham muitas vezes ganham muito mais que trabalhadores explorados que trabalham a semana inteira, isso não é justo.
Capitalistas: Injusto é que todos ganhem a mesma coisa independente de seus méritos do que fizeram para conseguir suas riquezas, ou que nem mesmo possam aproveitá-las e garantir um futuro para seus filhos, como no socialismo. Além disso como pode ser livre uma sociedade onde o sujeito não tem sequer o direito de ter uma propriedade privada conseguida com seu trabalho?

8. B

9. C

10. C

11. O liberalismo defende que o estado participe o menos possível da economia. Após uma época de intervencionismo estatal forte, os Estados no geral possuíam muitas empresas. Nada mais coerente que a volta do liberalismo defendesse que o estado vendesse essas empresas para o capital privado, incentivasse a concorrência e se limitasse a garantir um ambiente competitivo onde, segundo os liberais, todos saem ganhando.

12. D

Nenhum comentário: