quarta-feira, 25 de junho de 2008

Gabarito 2º ano - 2º trim. 2008

1. E

2. Os migrantes ao chegarem a uma região normalmente vão à procura de trabalho. Dessa forma já se transformam em mão-de-obra. Quando conseguem alguma renda (por menor que seja) também se tornam mercado consumidor. Ao aumentarem a mão-de-obra e o mercado consumidor de uma região ajudam a aumentar a riqueza produzida e incentivam o ciclo de crescimento econômico, uma vez que com mais consumo temos necessidade de uma maior produção, que por sua vez para ser alcançada precisa de mais mão-de-obra, que uma vez empregada aumenta o consumo e a necessidade de produção...

3. Malthusianos: Por terem muitos filhos é que os africanos são pobres. Assim, não conseguem garantir a eles condições de superar a pobreza, pois os filhos têm que trabalhar cedo, não estudam, continuam pobres e têm muitos filhos, perpetuando o ciclo de pobreza.
Anti-Malthusianos: Por serem pobres os africanos têm muitos filhos. Enquanto não for garantido a eles condições mínimas de sustento, informação e possibilidades de crescimento profissional eles continuarão a ter muitos filhos.

4. A

5. B

6. C

7. A base: ficou mais estreita o que indica que a taxa de natalidade diminuiu. Nascendo menos crianças a base fica menor; não afunila mais constantemente, indicando que a mortalidade infantil também diminuiu, pois como morrem menos crianças não há um contínuo estreitamento da base.
O centro: ocupa uma parte maior do total da pirâmide indicando que o número de adultos cresceu proporcionalmente, ou seja, a PEA está mais numerosa.
O topo: Alargou-se consideravelmente, o que indica que o número de idosos cresceu muito. Houve um envelhecimento da população e consequentemente um aumento da expectativa de vida.
Tudo isso indica que há mais acesso à saúde, saneamento básico e a informação do que antes, todos fatores que permitem concluir que a qualidade de vida melhorou.

8. A

9. D

10. E

11. Porque para ser um país desenvolvido o país precisa ter melhores índices de renda, saúde, educação, desigualdade social, etc. Apesar disso, o Brasil tem um setor terciário inchado, pois é um país industrializado. Assim, há muitas máquinas que substituem trabalhadores nos três setores da economia. Por ser o setor de serviços e possibilitar uma série de atividades geradoras de renda mesmo para trabalhadores sem especialização, o setor terciário de países industrializados é sempre mais inchado.

12. B

Nenhum comentário: