quarta-feira, 25 de junho de 2008

Gabarito 1º ano - 2º trim. 2008

1. C

2a. De várias formas. A mais direta delas é com a exportação do petróleo excedente. Além disso, podemos destacar também que se essas novas reservas tiverem o potencial de produção anunciado, o Brasil passaria a ter uma oferta de energia que poderia atrair mais indústrias e outros tipos de investimentos para o país, pois os investidores teriam garantia de energia. Com esses investimentos teríamos mais produção e mais emprego, aumentando a economia do Brasil.

2b. Possuindo grandes reservas de energia e até se tornando exportador, o país passa a vender um tipo especial de mercadoria, pois qualquer mercadoria em nossa sociedade industrializada consome energia em alguma etapa de seu processo de produção. Ou seja, a produção de riqueza de qualquer país do mundo depende da oferta de energia. Portanto, além dos benefícios econômicos a posse de recursos energéticos confere ao país uma importância estratégica, aumentando seu poder geopolítico.

3. 11 (1+2+8)

4. EUA. Porque tem uma economia muito maior (a maior do mundo), o exército mais poderoso do mundo, e uma cultura muito mais influente que a cultura islandesa. Isso faz com que os EUA tenham uma influência muito maior nas decisões e mesmo no futuro do planeta do que a Islândia. Sua força (econômica e política) garante a ele o poder de influenciar os outros seja com “argumentos” econômicos ou militares.

5. D

Parte II

6. A

7. B

8. D

9. Porque, pela Teoria da tectônica de placas, é no encontro entre as placas que ocorrem mais e os maiores terremotos, bem como é próximo aos seus limites que a atividade vulcânica é mais intensa. As fraturas entre as placas facilitam a saída do magma bem como pode causar tremores mais intensos, devido à movimentação das próprias placas.

10. Água e vento. Os dois agentes moldam o relevo por conta do atrito de seus movimentos (intemperismo físico) e da ação química causada pelo contato com o relevo. Sua composição química diferenciada entra em contato com uma parte do relevo e com o passar dos anos pode modificá-lo.

11. A

Nenhum comentário: