quinta-feira, 26 de junho de 2008

Questões - Prova 2º ano - 2º trim. - 2008

1. (0,5) A reportagem mostra que os moradores dos países latino americanos tem resistência quanto a entrada de migrantes em seus territórios, no entanto, é da América Latina que provém 10% dos imigrantes do mundo. O fato de ter uma participação tão expressiva dos imigrantes do mundo pode ser explicado, entre outros fatores:

I- Pelo parco desenvolvimento econômico da região que estimula seus moradores a irem buscar trabalho e melhores condições de vida em outros países, inclusive países da própria América Latina que tenham melhores condições de vida.
II- Pelas catástrofes que assolaram a região na década de 80 como os terremotos do México e do Chile que produziram milhões de refugiados.
III – Por seus laços com suas antigas metrópoles européias que costumam facilitar a entrada de parentes dos antigos colonizadores

Está correto o que se afirma nas proposições:

a) Apenas a I e a II.
b) Apenas a I e a III.
c) Apenas a II e a III.
d) Em todas as afirmações
e) Em apenas uma das afirmações.

2. (1,5) Apesar da pequena aceitação de imigrantes em seu território, os países latino americanos receberam muitos migrantes ao longo de sua história, migrantes esses que contribuíram para o desenvolvimento da região. Explique como a migração é capaz de produzir desenvolvimento e crescimento econômico para uma região.

3. (1,5) Os países africanos são aqueles que possuem os mais altos índices de pobreza e de natalidade. Vimos que estas duas características estão bem relacionadas, de forma que nesse ponto malthusianos e anti-malthusianos concordam. As explicações que estes grupos dariam para a situação africana,porém são bem distintas. Como malthusianos e anti-malthusianos explicariam a situação africana e a relação entre pobreza e natalidade?

4. (0,5) (Enem -1999) Qual dos "slogans" a seguir poderia ser utilizado para defender o ponto de vista (neo)malthusiano?
a) "Controle populacional - nosso passaporte para o desenvolvimento"
b) "Sem reformas sociais o país se reproduz e não produz"
c) "População abundante, país forte!"
d) "O crescimento gera fraternidade e riqueza para todos"
e) "Justiça social, sinônimo de desenvolvimento"

5. (0,5) (Enem-1999) Qual dos "slogans" a seguir poderia ser utilizado para defender o ponto de vista dos reformistas ou anti-malthusianos?
a) "Controle populacional já, ou país não resistirá."
b) "Com saúde e educação, o planejamento familiar virá por opção!"
c) "População controlada, país rico!"
d) "Basta mais gente, que o país vai pra frente!"
e) "População menor, educação melhor!"

6. (0,5) (Enem-2001) De acordo com reportagem sobre resultados recentes de estudos populacionais,

"... a população mundial deverá ser de 9,3 bilhões de pessoas em 2050. Ou seja, será 50% maior que os 6,1 bilhões de meados do ano 2000. (...) Essas são as principais conclusões do relatório Perspectivas da População Mundial - Revisão 2000, preparado pela Organização das Nações Unidas (ONU). (...) Apenas seis países respondem por quase metade desse aumento: Índia (21%), China (12%), Paquistão (5%), Nigéria (4%), Bangladesh (4%) e Indonésia (3%).
Esses elevados índices de expansão contrastam com os dos países mais desenvolvidos. Em 2000, por exemplo, a população da União Européia teve um aumento de 343 mil pessoas, enquanto a Índia alcançou esse mesmo crescimento na primeira semana de 2001. (...)
Os Estados Unidos serão uma exceção no grupo dos países desenvolvidos. O país se tornará o único desenvolvido entre os 20 mais populosos do mundo."
"O Estado de S. Paulo", 3 de março de 2001.

Considerando as causas determinantes de crescimento populacional, pode-se afirmar que,
a) na Europa, altas taxas de crescimento vegetativo explicam o seu crescimento populacional em 2000.
b) nos países citados, baixas taxas de mortalidade infantil e aumento da expectativa de vida são as responsáveis pela tendência de crescimento populacional.
c) nos Estados Unidos, a atração migratória representa um importante fator que poderá colocá-lo entre os países mais populosos do mundo.
d) nos países citados, altos índices de desenvolvimento humano explicam suas altas taxas de natalidade.
e) nos países asiáticos e africanos, as condições de vida favorecem a reprodução humana.


7. (1,5) (FUVEST- alterada) Com base nas pirâmides etárias brasileiras de 1960 e 2000 explique quais as mudanças estruturais (base; centro; topo) destas pirâmides que indicam melhora na qualidade de vida no Brasil nos últimos quarenta anos. Justifique sua resposta.

8. (0,5) A reportagem mostra que a economia brasileira vem se diversificando e desconcentrando. Dessa forma, o estado de São Paulo, que chegou a ser responsável por mais de 1/3 do PIB nacional vem perdendo espaço principalmente para os estados das regiões norte e nordeste. Tal desconcentração se deve a uma complexa gama de fatores entre os quais podemos destacar o que se afirma:

I- A redução dos fluxos migratórios do norte e nordeste para São Paulo, fazendo com que o mercado consumidor da região se tornasse mais atrativo e funcionando como fator capaz de trazer indústrias para a região.
II – Os programas de transferência de renda que aumentaram o poder de consumo dessas regiões incrementando seu mercado consumidor
III- As migrações européias e japonesas para essas regiões que levaram mão-de-obra qualificada e mercado consumidor para regiões carentes desses dois elementos.

a) Nas proposições I e II.
b) Nas proposições I e III.
c) Nas proposições II e III.
d) Em todas as proposições.
e) Em apenas uma das proposições.

9. (0,5) Além de perder importância no PIB, o estado de São Paulo também assistiu nos últimos anos a uma mudança no perfil econômico de sua principal cidade, a capital São Paulo. Nossa cidade vem deixando de ser uma cidade industrial e passando a ser um pólo fornecedor de serviços. Dentre os fatores que fizeram com que a cidade de São Paulo passasse a ter comparativamente mais serviços e menos indústrias podemos citar:

I- A carga de impostos que é maior na capital, estimulando as grandes indústrias a buscarem outros centros.
II – A retração da economia paulista, que como parou de crescer aumentou o desemprego e levou muitos trabalhadores para a informalidade que é típica de atividades do setor primário e terciário, não do secundário.
III – A superlotação da cidade de São Paulo, de forma que praticamente inviabilizava a construção de mais indústrias.

a) Apenas a I e a II.
b) Apenas a I e a III.
c) Apenas a II e a III.
d) Apenas uma das afirmações acima.
e) Todas as afirmações acima.

10. (0,5) (Ufscar) Há aproximadamente trezentos anos, em torno de 90% dos trabalhadores cultivavam as terras para alimentar uma população muito menor que a atual, enquanto, hoje, a proporção de pessoas que trabalham na terra nos países desenvolvidos diminuiu para cerca de 10% e, em alguns casos, para bem menos que isso. Com base nos dados apresentados e em seus conhecimentos, assinale a alternativa correta:

a) O baixo percentual de mão‑de‑obra empregada no setor primário é um fato exclusivo dos países desenvolvidos e industrializados.
b) Em função do intenso desenvolvimento industrial e tecnológico e da capacitação dos trabalhadores, os países desenvolvidos não sofrem, hoje, com o problema do desemprego, seja no campo ou na cidade.
c) Os países subdesenvolvidos mantêm as características de baixo nível de qualidade de vida da população por não haverem ainda se tornado países industrializados.
d) Entre os países desenvolvidos, a mecanização do campo, reduzindo a população nele empregada, acarretou uma diminuição no total das áreas de terras cultivadas, mas, no entanto, aumentou a produtividade.
e) Esta imensa diminuição da mão de obra do setor primário deve-se principalmente a industrialização e por isso esta intimamente ligada com a melhoria da qualidade de vida.

11. (1,5) Vimos em sala de aula que o inchaço do setor terciário é fenômeno típico de países com alto grau de industrialização e desenvolvimento. Vimos também que o Brasil é um país que possui um setor terciário inchado, embora saibamos que nosso país não é, infelizmente, exemplo de desenvolvimento. Assim por que o Brasil tem o setor terciário inchado e por que isso não faz com que sejamos desenvolvidos?

12. (0,5) (Puc-rj) "O governo francês irá pagar uma licença de 750 euros (cerca de R$ 2.050,00) por mês, durante um ano, a famílias que decidirem ter um terceiro filho, anunciou ontem o primeiro-ministro do país, Dominique de Villepin."
("Folha de S. Paulo", 23.09.2005)

A reportagem acima ilustra uma política cada vez mais comum entre os países europeus. As alternativas abaixo contém possíveis causas que motivam a adoção de tais medidas, EXCETO:
a) as baixas taxas de natalidade de muitos países europeus.
b) as altas taxas de mortalidade européias, que resultam na diminuição da PEA - população economicamente ativa.
c) a tentativa de evitar que num futuro a médio prazo a população nativa possa tornar-se minoritáriadiante da população imigrante - cujas taxas decrescimento vegetativo são bem mais altas.
d) o impacto que a diminuição da mão de obra ativa está causando ao sistema previdenciário europeu.
e) a difícil tarefa dos dirigentes da União Européia em administrar a necessidade de manuntenção de um fluxo controlado de movimentos populacionais horizontais ao mesmo tempo em que tenta reprimir o aumento da xenofobia.

Nenhum comentário: