quinta-feira, 26 de junho de 2008

Questões - Prova 1º ano - 2º trim. - 2008

1. (0,5) A reportagem trata da recente descoberta de grandes reservas de petróleo na costa brasileira. O anúncio dessas reservas veio acompanhado de grande festa pelo governo e por boa parte da mídia brasileira. Podemos dizer que essas comemorações são embasadas, entre outros fatores:

I - Em campanhas nacionalistas, como a “O Petróleo é nosso!” e defendem que somente a Petrobrás tenha acesso as reservas recém descobertas, alterando o modelo de concessão vigente atualmente.
II – No potencial de riquezas geradas por essas reservas, uma vez que o Brasil passaria a ser exportador de petróleo, e assim ganharia bastante dinheiro.
III – No atrativo econômico dessas reservas, pois com elas o Brasil teria uma espécie de garantia de que não faltaria energia no país, atraindo assim mais investimentos estrangeiros que impulsionariam ainda mais nosso crescimento econômico.

a) Nas afirmativas I e II.
b) Nas afirmativas I e III.
c) nas afirmativas II e III.
d) Em todas afirmativas acima.
e) Em apenas uma das afirmativas acima.

2. (2,5) Em sala de aula vimos que a importância geopolítica de um país se dá, basicamente, por fatores econômicos e militares. Fizemos inclusive uma atividade para analisar o impacto geopolítico das descobertas dessas novas reservas de petróleo para o país. Com base na reportagem acima e em seus conhecimentos responda:

a) Como essas reservas podem trazer benefícios econômicos para o Brasil?

b) Por que a posse de grandes reservas de energia é um fator de destaque na determinação da geopolítica de um país?

3. (0,5) "Observa-se desde a campanha norte-americana no Afeganistão o início de uma nova luta por zonas de influência, que deixam as fronteiras asiáticas sujeitas a pressões em que se misturam interesses das potências regionais (China e Índia), disputas e impasses territoriais, uma miscelânea de “zonas proibidas”, dominadas por cartéis de produtores de drogas e chefes tribais, rotas de comércio intermitentes e, por fim, para embaralhar ainda mais o tabuleiro, a penetração agressiva dos EUA. Como resultado, China e Índia, em comunicado conjunto, manifestaram seu “alarme ante a ação militar americana no Iraque". (Adaptado de "Primeira Leitura", n. 18, ago. 2003.)

Com base no texto e em seus conhecimentos dê a soma das afirmações corretas:
(01) A ação dos EUA no Iraque está ligada a interesses geopolíticos que vão muito além do combate ao terrorismo.
(02) Apesar das novas tecnologias, as disputas geopolíticas contemporâneas são motivadas por fatores geográficos tradicionalmente importantes nas relações internacionais, como a distribuição de recursos naturais, o controle sobre posições estratégicas e as diferenciações nacionais e regionais criadas pela combinação de inúmeros elementos políticos, econômicos e culturais.
(04) A geopolítica mundial continua sendo definida pelos conflitos entre EUA e Rússia, que são as maiores potências nucleares do planeta, pois as potências regionais precisam se aliar a um dos lados em disputa para garantir suas áreas de influência.
(08) A geopolítica atual é marcada pela ascensão de agentes econômicos e políticos que atuam independentemente dos Estados nacionais e são capazes de ameaçar sua segurança e soberania.
(16) O interesse dos EUA em redemocratizar os países do Oriente Médio causa preocupação aos regimes ditatoriais da China e da Índia porque a expansão da democracia pode torná-los diplomaticamente isolados no contexto asiático.


Observe a tabela abaixo com as posições de alguns países a partir de seu IDH.
Fonte: Portal G1.

4. (1,5) Na tabela, é possível observarmos que a Islândia é o país com maior IDH do mundo, ou seja, de acordo com os critérios adotados para medir o Índice de Desenvolvimento Humano das nações é o país com melhor qualidade de vida do mundo.
Em sala de aula vimos que países centrais são aqueles de maior importância geopolítica, enquanto países periféricos são aqueles de menor importância geopolítica. Sabemos que a posição no IDH não reflete a importância geopolítica de um país. Assim a Islândia pode ser considerada um país mais periférico do que muitos outros que aparecem na tabela em posição pior do que a sua. Cite um desses países e explique por que ele é geopoliticamente mais central do que a Islândia mesmo tendo uma qualidade de vida pior do que a sua.

5. (0,5) (Enem- 1998) Os efeitos abomináveis das armas nucleares já foram sentidos pelos japoneses há mais de 50 anos (1945). Vários países têm, isoladamente, capacidade nuclear para comprometer a vida na Terra. Montar o seu sistema de defesa é um direito de todas as nações, mas um ato irresponsável ou um descuido pode desestruturar, pelo medo ou uso, a vida civilizada em vastas regiões. A não-proliferação de armas nucleares é importante.
No 1º domingo de junho de 98, Índia e Paquistão rejeitaram a condenação da ONU, decorrente da explosão de bombas atômicas pelos dois países, a título de teste nuclear e comemoradas com festa, especialmente no Paquistão. O governo paquistanês (país que possui maioria da população muçulmana) considerou que a condenação não levou em conta o motivo da disputa: o território de CAXEMIRA, pelo qual já travaram três guerras desde sua independência (em 1947, do Império Britânico, que tinha o Subcontinente Indiano como colônia). Dois terços da região, de maioria muçulmana, pertencem à Índia e 1/3 ao Paquistão.

Sobre o tempo e os argumentos podemos dizer que:
a) a bomba atômica não existia no mundo antes de o Paquistão existir como país.
b) a força não tem sido usada para tentar resolver os problemas entre Paquistão e Índia.
c) Caxemira tornou-se um país independente em 1947.
d) os governos da Índia e Paquistão encontram-se numa perigosa escalada de solução de problemas pela força.
e) diferentemente do século anterior, no início do século XX, o Império Britânico não tinha mais expressão mundial.


6. (0,5) As reportagens mostram que as causas dos terremotos ocorridos em São Paulo e na China são diferentes, e isso ocorre por que:

a) A região do epicentro do terremoto chinês fica numa falha geológica, ou seja, no encontro de duas placas tectônicas, enquanto o epicentro do terremoto em São Paulo ocorreu longe de uma dessas falhas.
b) Os cientistas brasileiros ainda não sabem o que causou o terremoto no Brasil e os chineses já descobriram a causa de seu terremoto, ou seja, eles podem ter a mesma causa, mas ainda não sabemos.
c) Na verdade nenhum terremoto tem a mesma causa, eles são sempre diferentes entre si, embora seus efeitos sejam muito parecidos.
d) O terremoto em São Paulo foi sentido por poucas pessoas e não houve mortos, enquanto na China houveram milhares de mortos.
e) NDA

7. (Ufsc - alterada) (0,5) Leia atentamente e observe o mapa a seguir:
21 de Maio de 2003: um terremoto de 7,6 graus na escala Richter atingiu Boumerdes, a 50 quilômetros da capital Argel, na Argélia, matando cerca de 2000 pessoas e ferindo aproximadamente 7000.
29 de Maio de 2003: comemorado o cinqüentenário da chegada ao topo do Everest, a montanha mais alta do mundo, localizada entre o Nepal e o Tibet, na cordilheira do Himalaia, pelo neozelandês Edmund Hillary e o nepalês Tenzing Norgay.

MAPA DAS PLACAS TECTÔNICAS
Fonte: ANTUNES, Celso. "Aprendendo com mapas". São Paulo: Scipione [s.d.].

1 - Placa do Pacífico
2 - Placa de Cocos
3 - Placa de Nazca
4 - Placa das Caraíbas
5 - Placa Sul-Americana
6 - Placa Norte-Americana
7 - Placa Africana
8 - Placa Arábica
9 - Placa Indo-Australiana
10 - Placa Antártica
11 - Placa Filipina
12 - Placa Eurasiana

Considerando os acontecimentos acima, o mapa das placas tectônicas e os conhecimentos sobre a dinâmica terrestre, podemos dizer que estão corretas as afirmações:

I - O território brasileiro apresenta como principal característica o predomínio da ação dos agentes internos da dinâmica terrestre, cuja maior conseqüência é a presença maciça de dobramentos modernos.
II - O tectonismo, os abalos sísmicos e o vulcanismo são agentes internos do relevo, sendo que os dois últimos constituem fenômenos que, dependendo da intensidade e do local onde ocorrem, trazem graves conseqüências à vida das pessoas, como aconteceu na Argélia.
III - A área onde se encontra o Everest e aquela onde está localizada a Argélia situam-se em regiões de placas tectônicas nas quais os abalos sísmicos, o tectonismo e o vulcanismo são freqüentes.
IV - A instabilidade dos terrenos nas bordas das placas tectônicas é resultado da ação de forças internas cujos reflexos, alguns lentos e outros rápidos e catastróficos, são sentidos na superfície do planeta.

a) Apenas as I, II e III.
b) Apenas as II, III e IV.
c) Apenas a I, III e IV.
d) Apenas a II e IV.
e) Todas as afirmativas estão corretas.

8. (0,5) Em fevereiro do ano de 2004, o jornal "Folha de S. Paulo", na sua versão on line, ao tratar de um abalo sísmico ocorrido no subcontinente indiano, fez a seguinte abordagem:

"O violento terremoto que ocorreu hoje a noroeste da Índia é uma nova manifestação de um fenômeno que teve início há 40 milhões de anos, o lento avanço da Índia em direção ao continente asiático, que 'enrugou' a crosta terrestre dando origem ao maciço do Himalaia.
A Índia, que um dia esteve separada da Ásia, entrou em colisão com o continente, empurrando e deformando a crosta terrestre numa extensão do Himalaia até a Sibéria e do mar de Aral até o Pacífico.
Deste modo, o subcontinente age como uma escavadora, que entra constantemente no continente asiático à velocidade de vários centímetros por ano. O principal resultado desse fenômeno de compressão foi o nascimento dos únicos picos do mundo que superam os 8.000 metros de altitude."

A respeito, julgue as afirmativas a seguir.
I. A violência do terremoto ocorrido se explica pela atuação das monções de verão nessa porção meridional da Ásia.
II. A formação do Himalaia se explica pela tectônica de placas, em que o planeta como um todo tende a retomar permanentemente um estado de equilíbrio de compensação de pressões, isto é, isostático.
III. Do ponto de vista da escala geológica de tempo, o processo de formação do Himalaia é um fato recente, que se insere na Era Cenozóica.
IV. Embora a Ásia possua o ponto culminante do planeta, o Pico Everest (8.848 m), a Antártida é o continente de maior altitude média, fato que também contribui para as baixas temperaturas locais.

Assinale, considerando as FALSAS:
a) apenas III e IV
b) todas
c) apenas II e IV
d) apenas I e II
e) apenas I e III

9. (1,5) Apesar do terremoto registrado recentemente e abordado na reportagem acima, o Brasil é um país que dificilmente sofre com esse tipo de catástrofe, assim como não temos também vulcões ativos em nosso território. Tais fatos podem facilmente ser explicados pela Teoria das Placas Tectônicas. Por que, essa Teoria ajuda a entender o fato de o Brasil praticamente não sofrer em seu território com terremotos e erupções vulcânicas?

10. (1,0) Além de fatores internos como vulcanismo e as placas tectônicas, o relevo terrestre também é moldado por agentes externos. Cite dois desses agentes e explique como eles agem para alterar e moldar o relevo.

11. (0,5) Levando em consideração a figura a seguir e os seus conhecimentos sobre terremotos, leia atentamente as proposições e assinale V (verdadeiro) ou F (falso):

( ) Os tsunamis são ondas gigantes ocasionadas pelo deslizamento costeiro ou marítimo, ou por erupções vulcânicas. No ano de 2004, foi registrado no Oceano Índico alto índice de mortes provocado por esse fenômeno.
( ) Os terremotos são vibrações das camadas da crosta da Terra produzidas pelo tremor e oriundas de fenômenos tectônicos ou vulcânicos. Esses fenômenos ocorrem quando as placas tectônicas entram em processo de choque ou acomodação.
( ) As vibrações causadas pelos terremotos são produzidas por ondas longitudinais e transversais, podendo ser consideradas fracas aquelas que não são notadas pelo homem, sendo, porém, registradas pelos sismógrafos.
( ) O alto risco de incidência de terremotos no Japão dá-se pela sua localização em uma região de encontro de placas tectônicas continentais e oceânicas e pelo fato de a região conter várias falhas geológicas, além de inúmeros vulcões.
( ) Se comparados aos que ocorrem no Japão e na Califórnia, os abalos sísmicos no Brasil são de menor intensidade; esse fenômeno pode ser explicado pela situação geológica do país, que dificulta ocorrências de maior proporção.

Marque a alternativa CORRETA:

a) V, V, V, V, V
b) V, F, V, F, V
c) V, V, V, V, F
d) F, V, F, V, F
e) V, V, V, F, F

Nenhum comentário: